Os pais sempre procuraram assegurar uma educação de qualidade para seus filhos, porém, na atualidade, é comum vê-los buscando uma formação que vá além do aprendizado tradicional. Eles querem uma escola que tenha um projeto pedagógico moderno, dinâmico e que proporcione oportunidades globais aos jovens. E, seguindo nessa linha, vale também a pesquisa sobre escolas com certificação internacional.
Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre esse tema, continue sua leitura. Neste post, explicamos o que você precisa saber sobre certificações internacionais, qual o impacto delas na educação de crianças e adolescentes, e que benefícios elas proporcionam. Acompanhe!
O que é uma certificação internacional?
Trata-se de um certificado que tem validade não apenas no Brasil, mas também no exterior. Ele serve para comprovar que você concluiu uma determinada formação e, portanto, pode utilizá-lo para tentar vagas em instituições de ensino ou como referência de habilidade/competência para o mercado de trabalho em diferentes países.
Como funciona a certificação internacional?
A certificação internacional vai depender do tipo de formação que a pessoa faz. Vamos pegar um exemplo de uma escola bilíngue. O estudante vai cursar os anos previstos de cada fase escolar (educação infantil, educação fundamental e ensino médio) e receber um certificado de proficiência de acordo com essa trilha de ensino-aprendizagem.
Se a criança faz apenas os anos referentes à educação infantil, a certificação dela terá um grau de proficiência elementar. Quando o estudante conclui o fundamental ou o ensino médio, o que significa mais tempo de estudo do idioma, o domínio de inglês dele será de nível intermediário ou avançado.
Qual é a diferença entre a certificação internacional e a tradicional?
A primeira diferença é a instituição responsável pela emissão do certificado. Enquanto na versão tradicional se trata de uma escola ou universidade brasileira, na versão internacional é uma instituição estrangeira quem emite o certificado. E algumas dessas instituições estrangeiras são de grande renome no mercado de educação — como Cambridge, Harvard, Stanford, Oxford etc.
A segunda diferença é o cenário de utilização. Como já explicado, certificações internacionais podem ser aproveitadas para além do nosso território. Por exemplo, quando a pessoa quer fazer um intercâmbio ou mesmo trabalhar fora do Brasil, isso não só facilita o processo, como pode ser um passo inicial para a realização desse sonho.
Quais os benefícios de uma certificação internacional?
Aqui mostramos alguns motivos que exemplificam o porquê de valer a pena obter uma certificação internacional. Fique atento a cada um deles!
Conhecimento exclusivo
Se a pessoa conta com uma certificação internacional, isso significa que a formação que ela recebeu deu acesso a um conhecimento exclusivo de forma contextualizada e alinhada com os demais estudos escolares – um aprendizado que muitas pessoas precisam contratar por fora do que tange à educação convencional, como forma de complementar lacunas que o mercado vai exigir.
Mais credibilidade profissional
Uma certificação internacional valoriza o currículo e mostra que, desde a educação básica, a pessoa vem se aprimorando e se preparando para se tornar um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Como resultado, pode vir a ocupar cargos estratégicos, conduzindo projetos, fazendo negociações e, até mesmo, assumindo a representação de uma empresa em solo estrangeiro.
Desenvolvimento de novas competências
Uma certificação internacional requer uma formação personalizada, ou seja, é um modelo de ensino-aprendizagem diferenciado e desafiador. E esse modelo constitui um ótimo estímulo para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, como: memória, linguagem, raciocínio, funções executivas, atenção etc., o que ajuda a desenvolver novas competências e habilidades no estudante, além de aprimorar aquelas já adquiridas conforme sua faixa etária.
Aprendizado global
Com uma certificação internacional, o estudante tem mais facilidade para estudar fora, seja no modelo de intercâmbio escolar, a nível universitário, ou na área de pesquisa, entre outras opções possíveis. Isso permite a ele ter uma formação educacional plural e com um aprendizado global, que envolve contextos sociais, culturais, econômicos e mercadológicos de outras nações.
Oportunidades de networking
Com mais oportunidades de ir para o exterior, também aumentam as chances de os estudantes ou futuros profissionais construírem uma rede de contatos que pode ser acionada para projetos, vagas de trabalho, investimentos em negócios, opções de estudo ou mudança de carreira.
Maiores remunerações
Com uma maior empregabilidade e mais chances de ser contratada para cargos relevantes nas empresas, é inevitável que a pessoa alcance maiores salários e benefícios. Isso sem falar na possibilidade de bonificações ou gratificações por desempenho no trabalho. Isso tudo resulta numa melhor qualidade de vida, em uma maior estabilidade financeira e na realização de muitas conquistas pessoais.
Qual o papel da certificação internacional na educação bilíngue?
Ela permite que a educação bilíngue se torne uma formação com impacto a longo prazo na vida dos estudantes. Afinal de contas, eles não estão apenas aprendendo um idioma. Estão se aprofundando no uso do inglês como forma de expressão entre pares, lançando mão do inglês como recurso de ensino-aprendizagem no ambiente acadêmico e como ferramenta de comunicação em um planeta cada vez mais globalizado.
Quais os diferenciais da Escola SEB e seu certificado internacional?
Algumas das Escolas SEB atuam com a certificação internacional, tendo um projeto exclusivo com a Universidade de Cambridge, que figura na segunda posição no ranking dos melhores centros de ensino superior do mundo, segundo o levantamento de 2024 da QS Top Universities. A parceria consiste em um currículo bilíngue — 50% da educação infantil e 40% do ensino fundamental — que permite o aprendizado do inglês de forma vivencial e integrada a outros conteúdos, isto é, uma aprendizagem imersiva na língua inglesa. Com isso, crianças e adolescentes praticam diariamente o idioma, expandindo seu vocabulário e construindo um vasto reportório de conhecimentos na língua inglesa, além de ainda serem desafiados a resolver situações-problema usando o inglês. Aspectos que, consequentemente, estimulam o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e comunicativo dos jovens.
Ao término da formação, os estudantes recebem uma certificação internacional emitida pela instituição britânica, documento este que vai atestar a fluência e o seu domínio do idioma.
Como mostrado, a certificação internacional traz impactos positivos diversos não só na educação, mas no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Em especial, quando envolve uma educação bilíngue, que ainda os prepara para as exigências do mercado de trabalho e para possibilidades de estudo e carreira no exterior. Por isso, vale a pena investir nela e garantir a formação mais completa para os seus filhos!
Gostou de ler sobre o assunto e quer saber mais detalhes sobre o projeto pedagógico da Escola SEB? Então acesse nosso site!