O ambiente escolar tem um importante papel na formação social da criança, sobretudo por ser um dos locais onde ela mais passa tempo além da sua própria casa. É um lugar que a permite ter contato com pessoas diferentes, conhecer outras histórias, desenvolver argumentações, aprender a se impor e iniciar um processo com grandes impactos em seu futuro.
Por essa razão, saber escolher a instituição que se preocupa com essa questão deve ser uma prioridade para qualquer família, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre o papel da escola na socialização do seu filho, a importância desse fator e terá acesso a dicas para encontrar uma instituição de qualidade. Confira!
Qual o papel da escola como ambiente de socialização?
Precisamos ressaltar que o primeiro espaço de convivência da criança é a sua casa. Nela, há a oportunidade de conversar com outras pessoas, de entender sobre questões do cotidiano, de ter autonomia para fazer algumas atividades, entre outras vivências.
Já a escola é o segundo espaço onde a criança faz interações recorrentes. Nesse ambiente, além de expandir sua compreensão sobre as coisas, existe a oportunidade de ela conhecer outras realidades, de desenvolver sua capacidade de se colocar no lugar dos outros (empatia) e de identificar, de alguma forma, quais são suas limitações.
Um exemplo comum nesse sentido é a dificuldade de contato mais próximo com pessoas de fora do círculo familiar. Assim, escola e família podem agir de maneira proativa, por meio de uma conversa mais próxima para entender os motivos que levam a criança a ser mais reservada e distante dos colegas. Dependendo do caso, um acompanhamento com especialista é uma opção a ser avaliada.
Quais as formas de interação social no ambiente escolar?
Uma educação de qualidade vai muito além da construção de conhecimentos em sala de aula. Para um pleno desenvolvimento, a criança também precisa ter momentos significativos de convivência, que fomentem o desenvolvimento das mais diversas competências socioemocionais.
No ambiente escolar, existem diferentes formas de interação social com esse propósito. Confira, a seguir, alguns exemplos práticos!
Trabalho em grupo
Muitas vezes, professores propõem trabalhos em grupos para que as crianças desenvolvam alguma atividade teórica ou prática. Desse modo, há a oportunidade de dividirem tarefas, de auxiliarem uns aos outros sobre o que é preciso ser entregue, além de exercerem a liderança para que o projeto atenda aos requisitos propostos.
Discussão em pares
Aqui, a ideia é voltada para as crianças desenvolverem ideias e chegarem a uma conclusão a respeito de algum tema. O intuito não é que concordem necessariamente, mas sim que exponham seus pontos de vista, ao mesmo tempo em que respeitem outros pontos de vista.
Esse tipo de atividade permite que a criança trabalhe o poder de argumentação, organize melhor suas ideias e ainda aprenda a se posicionar frente a diferentes situações, o que terá reflexos em sua vida adulta. No futuro, em um emprego, por exemplo, ela terá mais empoderamento para defender seus pontos de vista, o que pode favorecer seu crescimento profissional.
Atividades lúdicas
Estes são alguns exemplos de atividades lúdicas continuamente aplicadas nas escolas para promover interações divertidas entre os estudantes:
- tabuleiro de enumeração, para que as crianças coloquem as peças em sequência;
- circuito de atividades físicas, sempre priorizando a interação, a competição saudável e o respeito;
- contação de histórias com fantoches, orientando as crianças a elaborarem seus próprios enredos, de acordo com um tema preestabelecido;
- construção de cenários de histórias a partir de objetos de montar;
- pinturas de formas geométricas.
Feedback colaborativo
Estimular o feedback nas escolas é mais uma iniciativa positiva para desenvolver na criança a segurança para se impor diante de muitas situações que acontecerão em sua vida, tanto na infância quanto na fase adulta.
As escolas devem estimular que os pequenos sejam claros em seus feedbacks, que evitem as críticas destrutivas (e sim foquem nas oportunidades de melhoria) e que reconheçam pontos positivos como uma forma de elogio.
Como o ambiente escolar ajuda no desenvolvimento social?
O ambiente escolar contribui bastante para o desenvolvimento social das crianças. Alguns tópicos que comprovam essa afirmativa são:
- construção de vínculos para que as crianças desenvolvam empatia e reconheçam seu papel na sociedade;
- aprendizagem de valores, de modo que elas tratem uns aos outros com ética e respeitando o espaço de cada um;
- convivência em sociedade, inclusive sabendo se adaptar, conforme o espaço onde estão inseridas;
- construção de repertório intelectual.
Como escolher um ambiente escolar positivo para seu filho?
Com o objetivo de escolher um ambiente escolar positivo para seu filho, recomendamos atenção aos seguintes elementos:
- metodologia de ensino — é essencial entender qual a proposta pedagógica da escola, a fim de escolher a mais adequada ao perfil do seu filho;
- infraestrutura — o ambiente impacta na maneira como seu filho interage com os outros estudantes, principalmente em atividades extracurriculares;
- equipe qualificada — uma equipe qualificada é fundamental para seu filho ter mais facilidade em se adaptar à instituição e se integrar com o restante da turma;
- comunicação com a família — o contato da escola com a família tem como objetivo fornecer retornos contínuos sobre o desenvolvimento de crianças e jovens;
- opiniões de outros pais — saber como outras pessoas enxergam aquela escola e o que recomendam em relação a ela pode fazer diferença para uma decisão mais segura.
A partir desse tópico, você encontrará a instituição que mais se adequa ao que você pensa ser importante no desenvolvimento de seu filho, com profissionais qualificados e com a oportunidade de ele se desenvolver socialmente e adquirir competências fora de sala de aula.
Entendeu como o ambiente escolar influencia na formação social do seu filho? Como vimos, trata-se de um aspecto importante para ele crescer e se desenvolver de forma saudável, inclusive com impactos em seu futuro, pois desta forma ele se tornará um adulto com capacidade de se comunicar bem e de tomar decisões responsáveis, éticas e moralmente corretas.
Se você deseja conferir de perto uma instituição que agregue valor ao seu pequeno, entre em contato conosco. Nossa equipe de profissionais está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.




